6 de outubro de 2015

Dicas para Slingar no Calor

A temperatura tem aumentado tanto que dá pra ver que o verão está chegando e não vai ser nada fresco! Com isso, temos recebido perguntas sobre slingar no verão e em altas temperaturas. Existe algum cuidado especial? Existem slings mais apropriados para o calor?

Bom, se você está procurando uma forma mágica de não passar calor com o bebê amarrado ao corpo, te digo que ainda não encontrei essa mágica! Porém, algumas dicas podem te ajudar a sofrer menos (você e o bebê) em altas temperaturas, e continuar slingando...



1) Dê uma folga!


Se você perceber que a temperatura esta aumentando muito e você e/ou o bebê estão desconfortáveis, nada melhor do que dar uma pausa. Sente-se na sombra e tire o bebê do sling por alguns minutos, refresque-se e o coloque novamente. Faça isso quantas vezes forem necessárias.

2) Mantenha-se hidratada (você e o bebê)


O bebê precisa repôr líquidos se estiver suando, portanto não se assuste se ele pedir pra mamar mais do que de costume! Ou se for uma criança de mais de 6 meses (já se alimentando de sólidos) ofereça água constantemente. O suor ajuda a diminuir a temperatura do corpo. Quanto mais hidratados vocês estiverem, mais fácil a produção do suor para o organismo.

3) Pense nas roupas que estão vestindo


O Sling conta como uma camada de roupa a mais. Tecidos naturais costumam ser mais frescos que os sintéticos, então procure escolher roupas feitas com esses tecidos. No calor, use menos roupas em você e no bebê. Menos é mais!

Não se esqueça de proteger a cabeça do bebê (e a sua também) contra o sol.

4) Escolha o sling mais adequado para o calor



O sling obrigatoriamente mantém seu bebê coladinho com você. O que no verão pode ser um pouco desconfortável! Porém você pode optar pelo Slings de Argola por exemplo, que se usado na posição sentado, reduz um pouco o contato pele-a-pele ou carregadores estilo mochila ou mei-tai (que tem as laterais abertas e assim possibilita uma maior ventilação). 

Os slings tipo wrap são mais envoltórios, portanto podem ser mais quentes quando usados no verão. De preferência a os wrap slings de tecido natural (100% algodão, por exemplo), evite tecidos sintéticos sem nenhuma porcentagem de algodão (elanca, spandex, etc), pois eles não permitem a trocam calor adequada e podem provocar desidratação, uma opção para uso no verão é os feitos com Dry-Fit (furadinhos) , que são recomendados após os 3 meses do seu bebê para banho de chuveiro, banho de mar ou piscina por ter uma secagem rápida. (Você pode encontrar aqui).


5) Ideias refrescantes


Uma fraldinha molhada para refrescar você e o bebê também pode ajudar, ventiladorzinhos de mão, borrifadores de água. Essas idéias podem tornar seu passeio um pouco mais fresco e agradável.

6) Escolha o melhor horário do dia


Pode ser mais confortável slingar o bebê no ar mais fresco da manhã ou ao fim da tarde. Se você estiver o dia todo fora, faça bastante uso da sombra, hidrate-se e não se esqueça de dar uma folga pro sling de vez em quando!




Fontes: 
123