O Que é Slingada?

A Slingada é um evento mensal,  realizado em todos os primeiros sábados do mês, gratuito, que foi criado em 2004 para divulgar o uso de carregadores de bebês e dar apoio aos slingueiros.




No encontro, os pais podem experimentar e adquirir os diversos tipos de carregadores, além de aprender várias posições de uso e tirar todas as dúvidas sobre a utilização dos slings.

Não importa a marca e a procedência do sling. A slingada é o lugar certo para tirar dúvidas, ouvir sugestões e encontrar outros pais e mães slingando, para ver como é prático, seguro, confortável e delicioso carregar seus bebês no colo. 

Sling é o nome que se dá a vários tipos de carregadores. Os modelos mais conhecidos são os de argola, sem argola, fast wrap, wrap, Mei Tai, Kepina. Mas existem muitos outros.

O objetivo do evento e orientar e dar dicas de como usar de uma maneira segura e confortável os diversos tipos de carregadores. Nos encontros, são oferecidos vários tipos de instruções, como, por exemplo:

- Posições adequadas para recém-nascidos (primeiro trimestre);

- Benefícios do uso para o desenvolvimento do bebê;

- Indicação de carregador adequado para cada fase de desenvolvimento dos bebês;

- Alertas sobre produtos de procedência duvidosa, argolas inadequadas e tecidos impróprios para confecção dos carregadores.

Leia Mais: Por que a Slingada é uma marca registrada? 


Além disso, a slingada funciona como um encontro de mães e pais com pensamentos semelhantes e que acreditam que colo e bebê foram feitos um para o outro e que o sling, além de facilitar este colo, é uma espécie de útero com janela, pois mantém e desenvolve o vínculo entre mãe ou pai e seus bebês.

Nos encontros, em paralelo às orientações e vendas, sempre é realizada uma atividade para os visitantes. Estas atividades podem ser oficinas de shantala, banhos de balde, mandalas, artes, ateliê sensorial, contação de histórias, dança materna, brincadeiras, workshops, etc.

O evento é totalmente gratuito e aberto para mamães, papais, bebês e convidados.



Quando? Onde?


Origem da Slingada em 2004.


A primeira slingada aconteceu em São Paulo na casa da Analy Uriarte em Março de 2004. Ela  não acreditava que o termo sling fosse pegar quando começou a fazer esses carregadores de argolas em Setembro de 2003 (o primeiro sling era cáqui e foi usado por uma bebêzinha chamada Luana). Mas ao ver que as pessoas tinham gostado de falar “eslingue” logo veio a idéia da ‘eslingada’…. a definição dada pela Analy é que a Slingada é uma reunião informal de pais e mães que acreditam que seus bebês querem e merecem ficar no colo… e usam carregadores de pano…

Então começou as reuniãoes periódicas em sua casa todos os sábados. Só que de lá para cá já ajudamos mães e pais a usarem slings de argola, pouches, wraps e até mei-tais. Foi numa slingada que nasceu a marca de carregadores Sampa Sling, o primeiro carregador com desenho brasileiro e com pedido de registro de patente e agora estamos lançando nosso Mei-Tai. E a idéia pegou… hoje existem variadas marcas de carregadores, levando mais acesso ao Babywearing para famílias em todo Brasil.




Ainda que encontros para promover o uso do sling e outros carregadores sejam organizados em diferentes partes, o que nos deixa muito feliz, o encontro da Sampa Sling chama-se Slingada e é uma marca registrada.

Existe um conjunto de valores agregados ao encontro: sua gratuidade, sua periodicidade, o livre acesso à informação e a abordagem técnica para amarrações, posições - e outros aspectos do universo da consultoria em Babywearing - que a Sampa Sling faz questão de garantir.

Além disso, a Sampa Sling segue uma abordagem humanizada para o carregamento de bebês, conhecida como Colo Com Amor, que pode ser diferente das práticas de outras consultorias de carregadores que atuam hoje no mercado. Portanto, uma Slingada não é todo e qualquer encontro ou consultoria. E sim aqueles que seguem os preceitos registrados da marca.

As Slingadas tem todos os direitos de uso de seu nome e de seu formato estão reservados.

A Sampa Sling é a única empresa do Brasil qualificada para oferecer os encontros de promoção ao uso dos slings no formato de Slingadas. Os encontros de outras marcas e fabricantes são maravilhosos e bem-vindos, mas atuam de acordo com o conjunto de valores e abordagens de seus criadores, e portanto não podem usar o nome Slingada.

Mas saiba que se você tem interesse em fazer uma Slingada na sua cidade, é possível. Oferecemos uma formação específica dentro da abordagem Colo Com Amor em relação ao uso seguro e à qualidade dos slings, bem como a possibilidade de revenda de nossos produtos. Entre em contato e saiba mais.

Leve a Slingada para sua região, fale conosco através do contato@sampasling.com.br