14 de julho de 2015

As coisas que ouvimos quando Slingamos

Carregar o bebê no sling é algo que não envelhece e não sai de moda. Uma prática que veio dos nossos antepassados (veja a história do sling aqui) e mesmo assim causa as mais diversas reações nas pessoas que cruzam com alguém slingando.

Recentemente me deparei com um comentário em um grupo de Facebook onde a mãe afirmava que foi questionada se carregava um cachorro no sling, por uma senhora que provavelmente estranha a possibilidade de uma mãe slingar o próprio bebê. Outra afirmava que um rapaz achou que fosse um Koala! Sim, parece ser mais normal amarrar um animal exótico ao corpo, do que a própria cria.

Com isso em mente, juntei os 5 comentários mais freqüentes que encontrei por ai. Todos ouvidos por mães slingueiras:

1) Nossa! Coitada das suas costas!!

Já me sinto um pouco culpada em citar esse, pois claro que as pessoas tem a melhor intenção, e estão preocupadas com você. Porém, ouvir isso 20 vezes em um dia é um pouco irritante não? Ainda mais tendo que explicar que o modelo que estou usando é super confortável pra mim e pro bebê, que o peso dele está bem distribuído, que ele não está pendurado em mim, etc.

Ilustração daqui

2) Meu Deus! É seguro isso? (Incluindo Ele não vai cair ? Não está muito apertado? Tem certeza que ele está respirando aí dentro? Não tá machucando ele?)

Sim, é seguro, obrigada! Não, ele não vai cair, não está apertado e ele sim, está respirando! Existem regras de segurança a serem seguidas, como existe para qualquer forma de transportar seu bebê. Eu só acho engraçado que ninguém se aproxima de uma mãe com um bebê no carrinho e pergunta se o cinto não esta apertando ele, ou se aquele modelo de carrinho é seguro. Mas é só encontrar uma mãe slingando que a segurança do bebê vira o tema da conversa com estranhos.

3) Você não tem carrinho?

Essa é muito boa. Ou você não tem carrinho ou não tem dinheiro para comprar um. Só por isso você escolheria amarrar o bebê junto ao corpo. Aí você pode passar os próximos 30 minutos explicando para a senhora que te parou no supermercado os benefícios do sling, ou fazer um baita drama e aceitar uma doação para que você possa comprar um carrinho! Você escolhe!

4) Cuidado que ele vai ficar muito mimado hein!

Acho que essa é uma das mais comuns. A idéia de um bebê muito próximo à sua mãe causa estranheza. Essa coisa de carinho e apego é super perigosa para algumas pessoas. Aí você pode também investir uma hora para explicar os benefícios e citar as últimas pesquisas que provam o quanto o contato com a pele da mãe é necessário, que crianças que tem suas necessidades supridas, e tornam adultos mais seguros e independentes, o quanto seu bebê fica feliz e calmo no sling, aproveita e explica como aumenta sua produção de leite. Ou, faça como eu, e os pingüins de Madagascar: apenas sorria e acene.

Ilustração de Betina Bexte

5) Como você amarrou isso? Que complicado!

Precisa de um curso para aprender a amarrar um sampawrap? Eu sempre faço questão de amarrar em público, só para ver a reação das pessoas que observam atentamente e tentam entender “como que esse bebê está amarrado aí dentro”. Na verdade a amarração é muito mais simples do que aprender todas as funções, botões, alavancas de um carrinho supermoderno. Mas para as pessoas parece um origami! Eu recomendo que você diga mesmo que foi super complicado mas que você tira de letra. Porque você é fantástica!!

E vocês, já ouviram comentários estranhos? Contem para a gente!