27 de julho de 2015

Amarração da Barriga durante a Gravidez


Durante a minha terceira gravidez, eu tive pródromos super desconfortáveis - pródromo é o trabalho de parto que parece começar e parar, e pode durar dias. Para mães veteranas como eu, isso pode ser especialmente enlouquecedor, porque achamos que depois de dois filhos, saberíamos como é o início do trabalho de parto. Mas os pródromos nos enganam bastante.

Algumas parteiras acreditam que o pródromo é mais comum em mães que já estiveram grávidas, pelo menos algumas vezes. A sabedoria diz que os músculos abdominais e o útero do mãe veterana já foram esticados, de modo que a barriga é mais relaxada do que a barriga de uma mãe de primeira viagem. Esse relaxamento da barriga, permite que o bebê tombe para a frente, fora do colo do útero, fazendo o trabalho de parto retardar ou parar. Um dos sinais mais claros desta situação é se as contrações parecem mais fortes quando a mãe está inclinando-se para trás em uma posição reclinada (onde o bebê iria colocar mais pressão sobre o colo do útero), e mas lento ou enfraquece quando ela se levanta ou se agacha (onde o bebê tombaria para frente novamente.)

Um dos truques que as parteiras tem para lidar com isso é a amarração da barriga.

Várias parteiras e doulas me aconselharam a amarrar minha barriga quando eu estivesse no final da minha terceira gravidez, mas eu não conseguia descobrir exatamente com o que amarrá-la. Então, um dia meu amigo me enviou um sling de argola, feito com algodão elástico, e uma luz se acendeu na minha cabeça. O sling foi a coisa perfeita para amarrar a minha barriga e fornecer o suporte exatamente onde eu precisava.

Eu só queria ter descoberto esse truque mais cedo. O sling ajudou a sustentar a minha barriga e fornecer uma pressão-contrária sobre meus quadris para aliviar todos os tipos de dores na gravidez. Usando esta técnica, eu era capaz de andar por um museu com os meus filhos por mais de quatro horas, grávida de 40 semanas, e ainda me sentir muito bem no final do dia. Eu usava o sling o dia todo, durante todos os dias, e quando o trabalho de parto começou, eu mantive o sling amarrado até o momento em que eu estava pronta para entrar na banheira. 





Dicas:

- Use um sling elástico, de algodão ou jersey. Um sling elástico irá fornecer um apoio mais confortável e flexível.

- Amarre o sling em torno de sua barriga, com as argolas começando mais perto do meio das costas. Enquanto você puxa o tecido através da argola, os anéis vão naturalmente deslizando mais em direção a seu quadril, e deve parar exatamente ao seu lado. Você pode ter que experimentá-lo algumas vezes antes de descobrir exatamente por onde começar.

- Uma vez que estiver posicionado no lugar, espalhe o tecido para fora em toda a sua volta, e ajuste até que esteja confortável.

- Aperte a parte inferior apenas o suficiente para se sentir apoiada, mas não tanto que impeça o bebê de descer. Parteiras recomendam a aplicação de maior pressão na metade superior da barriga para que o bebê seja suavemente puxado para dentro e para baixo.

- Você pode usar qualquer tamanho de sling que você tiver, até aconteceu de eu usar um "Mini Sling", que é na verdade um sling de brinquedo, de tamanho infantil. Eu gostava, pois ele tinha menos tecido do que um sling adulto de tamanho normal. O que significava que eu não parecia ter esquecido o bebê em casa. A maioria das pessoas achava que era uma espécie de cinto de designer ou envoltório próprio para a barriga que eu havia comprado.

Se você é uma mãe veterana experimentando pródromos, ou uma mãe de primeira viagem carregando um bebê particularmente pesado, slingar a barriga pode proporcionar conforto e apoio nesses últimos meses de gravidez.


Mais no Facebook de The Feminist Breeder
Veja mais sobre a amarração de barriga no contexto cultural em The Band Specialist