10 de agosto de 2015

O que você precisa saber antes de escolher seu carregador do tipo Mochila

Mochilas são os carregadores que se fixam no corpo do adulto com alças de, presilhas e regulagens pré estabelecidas. Diferente dos panos, como wrap, sling de argola ou pouch, que dependem de amarração, as mochilas são carregadores de bebê estruturados. No entanto, existem alguns tipos de mochilas, que genericamente podem ser separadas em dois grupos:

Não confunda!!

Cangurus X Ergonômicos 

-----------------------------------------------------------------

CANGURUS






Reparem como as pernas do bebê ficam esticadas no modelo Canguru

ERGONÔMICOS




Reparem como as perninhas do bebê e sua coluna ficam fisiologimcamente adequadas nesses outros modelos. 


O famoso "canguru" desperta algumas dúvidas no universo do carregar bebês. Você já deve ter ouvido por aí que esses carregadores não são seguros para bebês e não devemos usá-los. Se de um lado, qualquer bebê genericamente estará mais feliz no colo de alguém que o ama, do que em um aparato como um bebê conforto, de outro vemos alguns modelos de carregadores altamente questionáveis.

E questionáveis por que?

Tanto do ponto de vista da segurança quanto da ergonomia, existem algumas coisas que precisamos saber sobre os carregadores do tipo canguru.

1) Prejuízos nas Articulações do Quadril

Os quadris dos bebês são naturalmente flexíveis. Um carregador apropriado deve imitar a forma como os carregamos e respeitar a forma com que o bebê se posiciona sozinho, quando segurado. Quando pegamos um bebê no colo, ele vai instintivamente encolher as perninhas em uma posição parecida com as pernas do sapo, e a pessoa que o segura vai apoiá-lo no bumbum de forma que sua cabeça fique próxima ao seu rosto, à distância de um beijo. Um bebê maior, vai instintivamente colocar suas pernas em torno da pessoa que o carrega, como apoio. (Pegue seu filho e faça a experiência. Como ele se posiciona no seu colo?)

Posição sapinho assumida instintivamente. Foto daqui


Bebê instintivamente procurando apoio para as pernas. Foto daqui


Um carregador que não é ergonômico (conhecido no mercado como canguru) não vai respeitar esse posicionamento natural do bebê. Forçar o bebê a ter suas pernas esticadas, ou suportar seu peso apoiado em seu quadril ou pélvis pode trazer problemas no desenvolvimento do seu quadril. 

Você pode me dizer: “Mas o meu bebê adora o canguru. Ele fica tranqüilo e não reclama! Não está machucando ele!” A "International Hip Dysplasia Institute" nos dá a seguinte explicação em seu site:

Veja a explicação completa, em inglês, no site da IHDI.

Embora possa parecer que seu filho esteja confortável no carregador, ele está silenciosamente danificando seu quadril sem que você perceba. Portanto, devemos respeitar a posição que o bebê toma, natural e instintivamente. Coisa que não é possível em um carregador estilo canguru. Queremos reforçar aqui que estamos dividindo o conhecimento sobre a abordagem do Instituto de Displasia do Quadril como dado de empoderamento para a escolha informada das mães e pais que optarão por carregar seu bebê no colo com o uso de um equipamento estruturado, mas com a consciência plena de que a parte técnica e científica dessa prática não representam sua totalidade. 

2) Coluna em "C"

Outra ressalva está na posição da coluna do Bebê. Instintivamente, os bebês assumem uma posição da coluna em “C”. As outras curvas da coluna vão começar a se desenvolver mais tarde – a curva cervical quando eles conseguirem segurar a própria cabeça e a lombar quando engatinharem ou andarem.

Coluna do bebê em "C". Foto daqui

Até lá, a coluna não deve ser esticada artificialmente, para evitar problemas no desenvolvimento natural da coluna e desconforto aos pequenos. Além disso, eles ainda não tem músculos suficientes para suportar a própria coluna e os discos intervertebrais não conseguem ainda absorver impacto. 

Ainda, vale apontar que a maioria dos fabricantes dos carregadores inadequados tipo mochila, recomenda o uso para bebês à partir de três quilos. Que é o peso médio de um recem nascido. Nessa idade, os bebês não tem estrutura para sustentar a coluna, sendo que essa informação pode estar bastante equivocada, oferecendo aos pais uma recomendação ruim. 

Leia mais nesse post sobre Slingar Recém Nascidos

Leia mais sobre a anatomia nesse post de Noções Básicas da Anatomia dos Bebês

3) A opção de olhar para o mundo!

Carregadores do estilo canguru promovem seus produtos com a versátil opção de carregar seu bebê olhando para o mundo! Carregar seu bebê olhando para fora não respeita o posicionamento dos quadris, pernas e coluna, além de não dar suporte a cabeça se o bebê dormir.  Salvo as fomas de carregamento agrupado (buda) ou em berço lateral, que apoiam costas e nuca em leve torção no tronco da mãe, formas bem indicadas por exemplo, por pesquisadores da coordenação motora como Marie Madeleine Bérziers e o brasileiro André Trindade.

Leia aqui uma série de citações sobre o trabalho desses profissionais que oferecem contrapontos importantes para o "de frente para o mundo"

Um outro problema discutido nessa posição é a super-estimulação. Quando o bebê se vê estimulado demais, ele não consegue se aninhar na mãe ou se esconder. Ele está forçado a acompanhar tudo que acontece, coisa que não é fácil para ele. Pode ser estressante. Essa super-estimulação pode trazer problemas para dormir, bebês nervosos, que choram muito, simplesmente porque foram forçados a acompanhar tudo que aconteceu a sua frente, sem chance de descansar a vista no peito da mamãe. Alguns bebês mais curiosos, gostam mesmo dessa posição. Que pode ser alcançada com um sling anatômico, posicionado corretamente no quadril ou nas costas.



4) Conforto

Pensando no conforto do bebê, acreditamos que essa imagem ilustre melhor do que qualquer explicação sobre o conforto do bebê quando em um carregador não apropriado. 

"Como você gostaria de passar uma hora?". Foto daqui

5) Preço

Em uma pesquisa rápida online você pode perceber que marcas grandes e famosas vendem esses carregadores tipo canguru. Almofadados, com opcões de cores, garantem um passeio seguro e confortável, e valores abusivos. Você gasta muito mais do que gostaria por um produto que não só pode prejudicar o desenvolvimento do seu bebê, como não será confortável pra você ou pra ele. 

Experimente!

Um sling de argolas, um wrap ou uma mochila ergonômica são facilitadores de colo, entre tantos outros modelos! A anatomia do seu bebê é respeitada, ele se aninha no seu colo com conforto e segurança e você não precisa gastar todo seu dinheiro para isso. Faça você mesma o teste. Venha nos visitar experimente e escolha aquele que mais te agrada. 

Você pode experimentar e escolher o melhor modelo para você em nossa loja na Rua Antônio Vieira de Medeiros das 9h às 117h ou uma de nossas slingadas. Acompanhe a divulgação no Facebook da Sampasling ou veja as datas na agenda.

A Sampachila da Sampasling é um carregador ergonômico, indicado para bebês à partir dos 5 meses preferencialmente que estejam sentando. Ela pode ser usada com bebês de até 3 anos (ou 20kg).

Veja nossas clientes Sampachileiras e conheça mais estampas da Sampachila em nossa loja virtual.